metropoles.com

Conheça fruta capaz de preservar a memória e a saúde dos olhos

Pesquisas científicas já provaram a capacidade dessa fruta em trazer benefícios para a saúde dos olhos, do cérebro e do coração

atualizado

Compartilhar notícia

Goodmoments/Getty Images
Frutas – alimentação – nutrição
1 de 1 Frutas – alimentação – nutrição - Foto: Goodmoments/Getty Images

As frutas são alimentos essenciais em qualquer dieta pois trazem vários benefícios para a saúde do corpo. A uva, por exemplo, é capaz de preservar a memória, proteger a saúde dos olhos e prevenir doenças neurodegenerativas, segundo pesquisas científicas.

Em artigo publicado na revista Nutrition, pesquisadores da Universidade de Miami, nos Estados Unidos, provaram que a uva foi capaz de combater o estresse oxidativo e preservar a saúde ocular em um experimento laboratorial de degeneração de retina.

Segundo os pesquisadores, as substâncias antioxidantes presentes na fruta colaboraram para evitar problemas como catarata e a perda da acuidade visual.

Saúde do cérebro

Um outro trabalho realizado por pesquisadores da Universidade da Califórnia mostrou o poder da uva contra o declínio cognitivo. Os voluntários consumiram uvas duas vezes por dia durante seis meses e, em seguida, exames de imagem e testes mostraram os efeitos.

Os voluntários que seguiram a dieta com uvas conseguiram retardar o declínio metabólico de áreas cerebrais relacionadas ao Alzheimer. Os cientistas já sabiam que a baixa atividade metabólica nestas áreas era uma marca registrada do estágio inicial da doença.

Além disso, os voluntários que consumiram uvas também tiveram um aumento de atividade em outras áreas do cérebro e apresentaram melhorias nas habilidades de foco e realização de tarefas. As descobertas foram publicadas na revista Experimental Gerontology.

Foto colorida de pote branco com uvas roxas - Metrópoles
As uvas são ricas em antioxidantes

Doenças cardíacas

A uva também é bastante conhecida por seus efeitos positivos na saúde cardiovascular. Várias pesquisas mostram que incluí-la na dieta auxilia na redução da pressão arterial e contribui para a redução do colesterol LDL, ajudando a proteger as pessoas contra doenças cardíacas.

A fruta possui ainda boas quantidades de vitaminas do complexo B e de ferro, nutrientes importantes para várias funções do corpo.

0

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações