metropoles.com

Fimose infantil: pode puxar a pele no banho? Entenda como lidar

A fimose acomete 97% dos recém-nascidos e costuma desaparecer naturalmente entre os 3 e 5 anos de idade., mas há casos que demandam cirurgia

atualizado

Compartilhar notícia

GettyImages
Imagem colorida mostra menino de camiseta branca cobrindo o rosto com as mãos - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra menino de camiseta branca cobrindo o rosto com as mãos - Metrópoles - Foto: GettyImages

Problemas com a saúde íntima naturalmente costumam ser um tanto quanto constrangedores, mas na infância essa questão pode ser ainda mais delicada. Um exemplo disto é a fimose, que pode gerar vergonha e dor a muitos meninos.

A fimose é uma condição genética em que a pele que cobre a ponta do pênis é estreita, dificultando ou impossibilitando a exposição da glande. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), ela acomete 97% dos recém-nascidos.

O médico pediatra Bruno Leandro, professor do curso de Medicina do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), explica que a fimose surge naturalmente, devido ao desenvolvimento do prepúcio – isto é, a pele que cobre o pênis.

Segundo o médico, ela costuma desaparecer naturalmente à medida que a criança cresce. Normalmente, a exposição completa da glande ocorre entre os 3 e 5 anos de idade. No entanto, há casos que precisam de cirurgia.

“O procedimento para a retirada pode ser necessário quando há problemas de saúde, como infecções recorrentes do trato urinário, dificuldade para urinar ou, no caso dos adultos, dor durante a ereção, por exemplo”, informa Leandro.

Bruno alerta que não é recomendado puxar a pele durante o banho da criança, pois isso pode causar dor, irritação e até lesões. “A higiene adequada deve consistir em limpar delicadamente a região externa do pênis com água e sabão neutro”, sugere.

Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?