Filipinas: brasileiros são isolados com suspeita de coronavírus

Família visitou Wuhan, na China, onde o vírus foi primeiramente detectado. Coronavírus já provocou 41 mortes e 1.372 casos de infecção

Callista Images/Getty Images

atualizado 25/01/2020 18:37

Uma família de quatro brasileiros que estavam de férias nas Filipinas foi isolada em um hospital na província de Palawan, segundo o jornal local Manila Bulletin.

Segundo a reportagem, a filha do casal de brasileiros apresentou três dos quatro sintomas do coronavírus. Ela estaria com problemas respiratórios e febre. “Só um deles manifestou os sintomas, mas todos eles foram sujeitos a isolamento hospitalar por medida de precaução”, segundo fonte policial, que afirmou que os detalhes foram providos do Departamento de Saúde.

Além disso, recentemente, a família visitou a cidade chinesa de Wuhan, onde o vírus foi inicialmente detectado.

Os quatro brasileiros ficarão 12 dias isolados. Eles terão alta apenas se os sintomas desaparecerem e exames médicos comprovarem que não estão infectados.

Sobre o vírus
Coronavírus é uma família conhecida, desde os anos 1960, de vírus que causam doenças respiratórias – de gripe comum à Síndrome Respiratória Aguda Severa (Sars) e Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers). O nome faz referência à forma do vírus, que é redondo e parece ser cercado por uma coroa.

O novo vírus surgiu na cidade de Wuhan, na China. Até este sábado (25/01/2020), pelas contas governo chinês, o surto já tinha provocado 41 mortes e 1.372 casos de infecção foram oficialmente registrados.

Também no sábado, a doença foi registrada na Malásia e Austrália, elevando a lista de países afetados pelo coronavírus para 11. Com isso, já são quatro os continentes afetados pela infecção.

Na sexta-feira (24/01/2020), os Estados Unidos confirmaram o segundo caso da doença no país, e a França registrou três, os primeiros na Europa. Também há casos no Nepal, na Tailândia, Vietnã, Arábia Saudita, Coreia do Sul e Japão.

Últimas notícias