metropoles.com

FDA suspende teste de remédio contra câncer após morte de voluntário

Estudo sobre eficácia do XMT-2056, desenvolvido pela Mersana Therapeutics, estava na fase 1 de testes. Empresa investiga a causa da morte

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Imagem colorida: paciente em maca de hospital recebe infusão - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida: paciente em maca de hospital recebe infusão - Metrópoles - Foto: Getty Images

O órgão regulador de medicamentos dos Estados Unidos, o Food and Drug Administration (FDA), suspendeu os testes de um medicamento experimental contra câncer da Mersana Therapeutics após a morte de um participante do estudo clínico. A decisão do FDA foi confirmada pela farmacêutica nesta segunda-feira (13/3).

O estudo, ainda em estágio inicial, testava o XMT-2056, candidato à imunoterapia da Mersana. De acordo com a empresa norte-americana, o evento adverso grave ocorreu com o segundo voluntário inscrito na fase 1 do ensaio clínico, realizado em pacientes previamente tratados com tumores sólidos recorrentes ou metastáticos HER2+. Ele estava no nível de dose inicial, que seria escalonada com a progressão do tratamento.

A causa do óbito, classificado como um evento adverso grave, está em investigação. Por enquanto, nenhum paciente será inscrito no estudo ou receberá o medicamento.

“Em linha com nosso firme compromisso com a segurança do paciente, temos sido proativos em nossa resposta a este evento. Com a manutenção clínica em vigor, nossos esforços para o XMT-2056 agora estão focados em analisar completamente este evento adverso grave e considerar possíveis próximos passos para o desenvolvimento do medicamento”, afirma a presidente e diretora executiva da Mersana Therapeutics, Anna Protopapas, em um comunicado publicado no site da companhia.

Anna informou que a Mersana continuará a testar outras terapias para o câncer, incluindo o UpRi e o XMT-1660.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?