metropoles.com

Evolução do coronavírus é mais controlada no Brasil, diz pesquisa

Análise de estudiosos da PUC-RJ e da Fiocruz sugere que a curva de contágio está mais controlado no país por causa do isolamento social

atualizado

Compartilhar notícia

Fusion Medical Animation/Unsplash
coronavírus
1 de 1 coronavírus - Foto: Fusion Medical Animation/Unsplash

As medidas de distanciamento social adotadas pelos estados estão tendo resultado positivo para a contenção do novo coronavírus, é o que indica um estudo realizado pelo Núcleo de Operações e Inteligência e Saúde (Nois) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A pesquisa avaliou a progressão dos casos de Covid-19 confirmados entre 21 e 30 de março e comparou com a evolução da epidemia em países onde há maior número de registros da doença, como Estados Unidos, Itália, Espanha, Alemanha, França, Irã, China e Coreia de Sul.

“Caso estas ações sejam efetivas, a curva de casos acumulados por dia no Brasil, e nos estados que as adotaram, pode apresentar diminuição na taxa de crescimento, o que também influencia nas novas projeções”, afirma a nota técnica divulgada pelos pesquisadores.

No entanto, os números positivos também podem estar relacionados à subnotificação dos registros da doença. Os estudiosos lembram que, em estados como São Paulo, as notificações por meio do Sistema de Agravo de Notificação (Sinan) passaram a conter apenas casos graves informados pelos hospitais de referência e não mais os quadros de sintomas leves e medianos.

Além disso, mais de 10 mil exames estão com atraso no Instituto Adolfo Lutz de São Paulo e todos os casos suspeitos de profissionais de saúde passaram a ser reportados diretamente ao Ministério de Saúde.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?