metropoles.com

Estudo revela aumento de casos de Covid e influenza na rede privada

Levantamento realizado pela rede de saúde Dasa mostra crescimento nas taxas de positividade de Covid e influenza nos últimos dez dias

atualizado

Compartilhar notícia

Breno Esai/Agência Saúde DF
PCR
1 de 1 PCR - Foto: Breno Esai/Agência Saúde DF

Um levantamento realizado pela rede de saúde privada Dasa mostrou um aumento na taxa de positividade dos exames de Covid-19 nos últimos dez dias. A análise levou em consideração diagnósticos feitos nas 900 unidades ambulatoriais do grupo espalhadas pelo Brasil e verificou que a taxa de positividade para o coronavírus passou de 3,34% em 18 de dezembro de 2021 para 16% em 28 de dezembro de 2021.

Segundo a Dasa, a taxa de positividade para Covid-19 de 2021 é de 23%. Nos meses de abril e maio, quando as mortes pela doença atingiram recordes no país, a positividade chegou a 40%. A procura por testes na rede de saúde também aumentou em quase 50% em dezembro, em comparação com novembro.

0

Vírus influenza

Segundo o levantamento, os diagnósticos de gripe também aumentaram. A taxa de resultados positivos para exames do vírus influenza alcançou 24%, em 25 de dezembro de 2021. No primeiro dia do mês, o índice era de 7%.

O virologista José Eduardo Levi comenta que os aumentos na positividade de Covid-19 e da influenza podem ter sido influenciados pelas festas de fim de ano, quando parte da população deixou de usar a máscara em encontros com maior concentração de pessoas. Além disso, a nova variante Ômicron é outro possível fator para o crescimento da positividade.

Os especialistas da Dasa alertam para os cuidados com a saúde em relação às celebrações de final de ano, quando há maior circulação e maior exposição a infecções virais. Eles reforçam a importância do uso da máscara e a adoção do isolamento social ao surgirem sintomas gripais.

Compartilhar notícia