Estudo internacional diz que 40% dos casos de Covid são assintomáticos

Pesquisadores fizeram uma revisão de 95 estudos que analisaram dados de 30 milhões de pessoas para chegar à estatística

atualizado 15/12/2021 17:43

Moradores da cidade de São Paulo são obrigados a manter o uso de máscarasFábio Vieira/Metrópoles

Uma revisão de 95 estudos feitos em três continentes descobriu que 40% dos casos de Covid-19 são assintomáticos. A pesquisa levou em consideração dados de 30 milhões de pessoas e foi feita por cientistas da Universidade Peking, na China, e foi publicada na revista científica JAMA Network Open.

São consideradas assintomáticas pessoas que testaram positivo em um exame de PCR, mas não apresentaram qualquer sinal da doença. Em alguns subgrupos, como mulheres grávidas ou viajantes, a porcentagem foi maior que 50%. Em residentes de casas de repouso e staff que trabalha nos centros para idosos, 39,7% dos casos não apresentaram sintomas.

Saiba como o coronavírus ataca o corpo humano:

0

 

Segundo o levantamento, a idade também faz diferença: quanto mais jovem o paciente, menor a chance de ter sintomas. Cerca de 60% dos menores de 20 anos apresentaram sinais da doença, por exemplo, e a porcentagem cai para 50% entre aqueles entre 20 e 39 anos.

Quais são os sintomas mais comuns da variante Ômicron até o momento?

“Esta é uma descoberta muito importante, porque este grupo substancial de pessoas pode passar o vírus para os outros“, explica o pesquisador Eric Topol, que não está envolvido no estudo, em entrevista ao site UPI. Ele alerta que é importante testar a população para encontrar indivíduos assintomáticos e isolá-los, evitando a transmissão do coronavírus.

Os cientistas escreveram no estudo que, se os recursos para testagem são limitados, uma opção é concentrar os exames em trabalhadores de áreas específicas, como aqueles do transporte aéreo.

Mais lidas
Últimas notícias