metropoles.com

Estudo afirma que comer cranberries todo dia pode atrasar demência

Suplemento da fruta melhorou a memória dos participantes e até diminuiu os níveis de colesterol ruim no sangue

atualizado

Compartilhar notícia

GettyImages
cranberry congelada
1 de 1 cranberry congelada - Foto: GettyImages

De acordo com pesquisadores da Universidade de East Anglia, no Reino Unido, consumir cranberries (oxicoco) todos os dias pode retardar o desenvolvimento de demência e melhorar a memória. A fruta é conhecida principalmente pelos seus benefícios no tratamento da infecção urinária.

Os voluntários consumiram a versão em pó da fruta diariamente — mais ou menos 4,5 gramas — por duas semanas. Exames mostraram que eles tinham melhor circulação sanguínea no cérebro, foram mais eficientes em testes de memória e apresentaram 9% menos colesterol ruim (LDL) no sangue quando comparados ao grupo controle.

Os pesquisadores explicam que o colesterol pode endurecer as artérias, formando placas e reduzindo o fluxo de sangue para o cérebro. “Isso pode, em parte, contribuir para piorar a cognição e a oxigenação do órgão“, escrevem os cientistas.

Cerca de 60 pessoas entre 50 e 80 anos participaram do estudo, e metade delas consumiu cranberries diariamente. O estudo foi publicado na revista científica Frontiers in Nutrition.

0

“Nosso estudo confirma a ideia que as cranberries podem melhorar a saúde vascular e, em parte, contribuir para a circulação sanguínea no cérebro e a função cognitiva. Demostrar que a suplementação pode melhorar a performance e identificar alguns dos mecanismos responsáveis por isso é um passo importante nesse campo de pesquisa”, explica o autor do estudo, o pesquisador David Vauzour.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações