metropoles.com

Especialista alerta para 4 tipos de doenças provocadas pela obesidade

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a obesidade é uma doença crônica. Além disso, está associada a outras condições médicas

atualizado

Compartilhar notícia

Sukanya Sitthikongsak/ Getty Images
Mulher medindo barriga com fita métrica
1 de 1 Mulher medindo barriga com fita métrica - Foto: Sukanya Sitthikongsak/ Getty Images

O Dia Mundial da Obesidade é lembrado anualmente em 4 de março. A data serve para alertar a população sobre os riscos provocados pela condição e promover a conscientização sobre a importância de adotar hábitos saudáveis. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a obesidade é considerada uma doença crônica e, portanto, precisa de tratamento.

“As principais causas para esse problema incluem uma alimentação desbalanceada, principalmente rica em açúcar e gorduras, além do sedentarismo”, conta a médica nutróloga Marcella Garcez, professora e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).

De acordo com dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 26,8% dos brasileiros com mais de 20 anos de idade eram obesos em 2019. Enquanto 61,7% da população adulta brasileira estava com excesso de peso.

A tendência é que esses números tenham piorado desde o início da pandemia, visto que as pessoas começaram a passar mais tempo em casa e, consequentemente, adotaram hábitos mais sedentários – que favorecem o acúmulo de gordura corporal.

Entre as doenças mais comuns relacionadas à obesidade estão os problemas cardiovasculares. “O excesso de gordura favorece o acúmulo de placas de colesterol nas artérias coronárias responsáveis por irrigarem o coração, aumentando a predisposição para condições como hipertensão, infarto, insuficiência cardíaca e tromboembolismo”, alerta a médica.

Leia mais sobre as outras doenças provocadas pela obesidade no site Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?