metropoles.com

Equipe da OMS desembarca na China para investigar origem do coronavírus

O trabalho começará por Wuhan, primeiro epicentro da pandemia de Covid-19. Antes, grupo deve cumprir quarentena de duas semanas

atualizado

Compartilhar notícia

Fiocruz/Inmetro
Coronavírus atacando as células humanas
1 de 1 Coronavírus atacando as células humanas - Foto: Fiocruz/Inmetro

A equipe de especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) que investigará a origem do novo coronavírus chegou nesta quinta-feira (14/1) a Wuhan, na China. Os cientistas buscam pela origem animal do Sars-CoV-2 e os possíveis canais de transmissão do vírus para humanos que resultou na pandemia da Covid-19.

Wuhan foi a primeira localidade a confirmar um caso de infecção pelo novo coroanvírus no mundo, em dezembro de 2019. A cidade foi também o primeiro epicentro da pandemia. É por lá que a apuração terá início, de acordo com o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, Zhao Lijian.

Os cientistas da equipe da OMS partiram dos Estados Unidos, Reino Unido, Japão, Rússia, Holanda, Dinamarca, Austrália, Vietnam, Alemanha e Catar. Eles devem cumprir a quarentena de duas semanas exigida pelo governo local antes de começar os trabalhos.

“Não acho que devamos descartar nada, mas é importante começar no local, obviamente em Wuhan, onde ocorreu um grande surto”, disse Marion Koopmans, um dos pesquisadores da OMS, ao canal de televisão chinês CGTN.

Na última semana, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, se disse “muito decepcionado” com a China e criticou a postura do país por colocar obstáculos para a entrada dos técnicos no país. Dias depois, a Comissão Nacional de Saúde afirmou que vai “cooperar” com os cientistas no trabalho de investigação.

0
0

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?