metropoles.com

Enxaqueca: saiba alimentos e bebidas que pioram as crises

As crises de enxaqueca se caracterizam por dores latejantes em apenas um dos lados da cabeça e podem durar até 72 horas

atualizado

Compartilhar notícia

Pixabay
remedio-enxaqueca-close
1 de 1 remedio-enxaqueca-close - Foto: Pixabay

A enxaqueca é um dos tipos de dores de cabeça mais comuns. O problema neurovascular é causado por um desequilíbrio químico no sistema nervoso central, e se caracteriza por dores latejantes em apenas um dos lados da cabeça.

A frequência pode variar desde episódios bem espaçados até várias vezes ao mês, com crises que duram até 72 horas. Há também a enxaqueca que não causa dor, e tem como sintomas vertigem, tontura e desequilíbrio.

“Uma boa dica para evitar crises é manter uma dieta equilibrada, com consumo de alimentos mais saudáveis, em detrimento dos produtos industrializados, e ingerir bastante água. Além disso, esses hábitos, também contribuem para a saúde geral do organismo e para a longevidade”, destaca a nutricionista Nadya Caroline Mambelli Magri, coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera.

O café, por exemplo, é saudável se consumido de forma moderada, mas é contraindicado em uma crise de enxaqueca. Isso porque a bebida pode piorar a dor em organismos mais sensíveis. Quem toma café com frequência e interrompe bruscamente o consumo também pode ativar uma crise de enxaqueca.

As bebidas que mais ocasionam dor são as alcoólicas, como o vinho tinto, a aguardente e a cerveja. Dentre os alimentos, estão os queijos maturados, a carne de porco, o chocolate, os derivados do leite e até mesmo as frutas cítricas.

O portal Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles, trouxe mais informações sobre o assunto. Confira!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações