metropoles.com

Entenda por que você deve evitar aparelho de secar as mãos de shopping

Vídeo do Tik Tok viralizou ao mostrar experimento no qual equipamentos de secagem das mãos foram testados

atualizado

Compartilhar notícia

Solskin/ Getty Images
Pessoa lavando as mãos com sabão - Metrópoles
1 de 1 Pessoa lavando as mãos com sabão - Metrópoles - Foto: Solskin/ Getty Images

Um vídeo publicado no TikTok viralizou ao mostrar a verdade por trás do uso dos secadores de mãos. Comuns em shoppings centers e aeroportos, os aparelhos para secar as mãos ajudam na economia de papel. Mas será que são  eficientes em relação à higiene das mãos?

O perfil PhoneSoap, especializado em ciência, provou que nem sempre. No vídeo, um indivíduo testou diferentes tipos de secadores de mãos. Exatamente na direção do jato de ar, ele colocou meios de cultura bacteriana.

Em um dos procedimentos, o tiktoker fez movimentos circulares, de cima para baixo, após a secagem. Na outra tentativa, as amostras só passaram pelo jato de ar, não houve movimentos.

As culturas de bactérias foram levadas a um ambiente controlado durante três dias. Nas amostras que foram submetidas apenas ao jato de ar, houve maior proliferação de bactérias. Nas outras, que passaram por movimentos circulares depois da secagem, a proliferação não foi visível a olho nu.

Evitem!

A infectologista Ana Helena Germoglio explica que o secador não só permite a proliferação de bactérias nas mãos, mas também as espalha pelo ambiente. Segundo ela, o nível de contaminação propiciado pelos secadores é cerca de dez vezes maior que os das toalhas de papel.

“O ar que sai, mesmo sendo ar quente, faz as bactérias se dispersarem, o que contribui para a transmissão de doenças”, explica.

A médica aconselha que a pessoa sempre prefira enxugar as mãos com papel toalha em locais públicos. Secar nas próprias roupas também não é correto, pois nada garante que as vestimentas estão livres de bactérias.

“A secagem das mãos faz parte do processo de higienização. Não adianta a pessoa lavar as mãos adequadamente e secar de modo inapropriado”, explica.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?