Entenda por que não é saudável segurar a vontade de fazer xixi

O hábito de ir ao banheiro pelo menos quatro vezes ao dia deve ser observado para evitar infecções urinárias

Johnny McClung, UnsplashJohnny McClung, Unsplash

atualizado 06/05/2019 16:47

Bateu aquela vontade de fazer xixi, mas você segurou? Esse hábito, frequentemente comum em crianças, não é saudável. A urina é a forma que o organismo tem de eliminar substâncias tóxicas ao corpo e, por isso, adiar esse momento pode aumentar as chances de infecções urinárias.

Quando a urina fica acumulada na bexiga, os microrganismos conseguem crescer e se proliferar mais facilmente. Em seguida, a bexiga não consegue relaxar completamente durante a micção, fazendo com que fique um residual de urina na região, favorecendo novas infecções. As mulheres normalmente estão mais suscetíveis que os homens devido ao tamanho da uretra, que é mais curta.

À medida que segurar o xixi se transforma em algo corriqueiro, a bexiga pode perder a capacidade elástica, aumentando as chances de desenvolver incontinência urinária, por exemplo. Há ainda o risco de formação de pedra nos rins. O acúmulo faz a urina sedimentar e permanecer no sistema urinário. A inflamação causa dores terríveis e, em alguns casos mais graves, em que o corpo não consegue expelir por conta própria, é preciso remover o cálculo renal por cirurgias.

  • Para manter a saúde do sistema urinário, é preciso beber o mínimo de dois litros de água por dia para ajudar a purificar o organismo. E, com isso, as idas ao banheiro se tornam mais frequentes. No caso de crianças, elas devem ser estimuladas a urinar pelo menos quatro vezes ao dia, já que tendem a ficar segurando o xixi por muito tempo, porque não querem parar de brincar.

(Com informações do portal Tua Saúde)

Últimas notícias