metropoles.com

Enfermeira descobre que marca de nascença na coxa era câncer de pele

Amiga avisou mulher do perigo da mancha em 2009, mas ela só buscou ajuda 11 anos depois. Por ser negra, ela se achava imune à doença

atualizado

Compartilhar notícia

Ilia J. Smith/Instagram
Mulher negra achava que não podia ter câncer de pele, achava que o melanoma era mancha de nascença - Metrópoles
1 de 1 Mulher negra achava que não podia ter câncer de pele, achava que o melanoma era mancha de nascença - Metrópoles - Foto: Ilia J. Smith/Instagram

Uma enfermeira americana de 42 anos descobriu que uma mancha que ela acreditava ser um sinal de nascença era, na verdade, um câncer de pele. A texana Ilia Smith não se lembrava de quando a marca tinha aparecido, e o sinal só começou a preocupá-la quando gerou coceira e chegou a sangrar.

Uma biopsia confirmou que Ilia tinha um melanoma em estágio 2 de desenvolvimento. Foi necessário retirar uma área de quatro centímetros da pele da coxa, com uma profundidade de mais de dois centímetros.

Ela já convivia com a mancha há pelo menos 11 anos quando foi feita a cirurgia. Uma colega de profissão a avisou em 2009 que o sinal poderia ser câncer, mas Ilia achava que por ser negra não poderia ter a doença de pele. “Eu pensava que não precisava usar protetor solar”, conta ela em suas redes sociais.

Apesar de ter ficado tantos anos sem tratamento, o câncer de Ilia não se espalhou por outras partes do corpo. Porém, ele acabou ganhando tanta profundidade que a enfermeira teve que passar por uma cirurgia plástica para amenizar a cicatriz.

0

Câncer de pele em negros

Segundo o Ministério da Saúde, casos de câncer de pele em pessoas negras e em crianças é raro, mas pode acontecer, especialmente em áreas de pele mais clara, como as palmas das mãos e plantas dos pés.

Hoje em dia, Ilia dá palestras a pessoas negras sobre a importância do cuidado com a exposição solar. Ela garante que, depois do câncer, usa protetor solar fator 50 quando faz seus banhos de sol que eram, até a descoberta da doença, diários.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?