metropoles.com

“Endemias também causam sofrimento e matam”, alerta diretor da OMS

Michael Ryan lembrou que doenças consideradas endêmicas, como HIV, malária e tuberculose matam milhões de pessoa todos os anos

atualizado

Compartilhar notícia

OMS/Reprodução
Mike Ryan na OMS
1 de 1 Mike Ryan na OMS - Foto: OMS/Reprodução

O diretor de emergências da Organização Mundial de Saúde (OMS), Michael Ryan, fez um alerta, neste sábado (12/3), de que o rebaixamento do nível de atenção da Covid-19 para endemia, adotado por muitos países que começam a relaxar as medidas de segurança, não deve ser encarado pela população como o fim do coronavírus.

Segundo Ryan lembrou que, mesmo doenças endêmicas, como HIV, malária e tuberculose, podem causar sofrimento e morte e precisam de programas de controle fortes para reduzir a transmissão do vírus e novas infecções.

“Endemia significa que o vírus está presente e sendo transmitido em níveis mais baixos, geralmente com alguma forma de transmissão sazonal ou surtos em uma situação endêmica. É um clássico para muitas doenças infecciosas”, explicou o diretor da OMS em um vídeo divulgado pela agência de saúde da ONU.

“Mas lembre-se, a endemia de HIV, endemia de tuberculose e endemia de malária mata milhões de pessoa neste planeta todos os anos. Então, por favor, não iguale endemia com ‘algo bom'”, continuou.

Para Ryan, mudar o nível de preocupação do vírus para “endêmico” é apenas como “mudar o rótulo. Isso não muda o desafio que enfrentamos”.

“Precisamos de um controle sustentado do vírus, proteção para os mais vulneráveis, sistemas de saúde fortes para lidar com essas infecções que podemos prevenir e precisamos ser capazes de continuar a fazer isso com os níveis de infecção que nós vivemos hoje”, completou.

0

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações