metropoles.com

Efeito manada? Saiba por que até quem não curte futebol torce na Copa

Seria o poder do futebol de despertar um espírito de torcida, ou um efeito de manada por estar todo mundo no mesmo clima de Copa do Mundo?

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Foto colorida de pessoas com camisa da seleção brasileira torcendo-Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de pessoas com camisa da seleção brasileira torcendo-Metrópoles - Foto: Getty Images

Nesta época de Copa do Mundo, é muito comum ver pessoas que não gostam de futebol vibrando nos jogos da Seleção. Até quem não torce para time algum se rende ao clima de folia e se anima com as disputas.

Mas você já parou para pensar por que isso acontece? O que estaria por trás dessa vontade de participar de algo que nunca gostaram?

Em entrevista ao Metrópoles, a psicóloga clínica e neuropsicóloga Juliana Gebrim explica que o futebol faz parte da cultura do país. Desde criança, o brasileiro tem contato com essa agenda futebolística, seja torcendo por algum time, seja vendo os familiares torcerem.

0

Por isso, durante a Copa, evento que acontece de quatro em quatro anos, por mais que as pessoas tenham diferenças quanto à preferência por algum time, ou mesmo que não gostem do esporte, acabam vivenciando esse momento de união. Para a profissional, ocorre um efeito de manada: torcer juntos causa a sensação de pertencimento a um grupo.

Ela afirma que o futebol tem o poder de despertar paixões, especialmente no Brasil, onde é o esporte nacional. Ele gera o desejo de vibrar, torcer e ganhar, principalmente porque muitos se veêm como um reflexo do time. Os torcedores se espelham como se eles estivessem ganhando ou perdendo, mesmo não jogando.

Juliana destaca que esse sentimento se agrava quando as pessoas são muito competitivas. “Elas pensam: ‘Meu time ganhou em sobreposição ao seu, ou seja, alguma coisa eu ganho na vida'”, exemplifica a psicóloga.

Ela lembra ainda que o ser humano é, em sua essência, um ser competitivo, e têm a tendência de precisar mostrar ao outro que é superior.

Como controlar a ansiedade nos jogos

A especialista ensina que para controlar a ansiedade durante as disputas é ideal realizar exercícios de respiração. Isso porque quando se está torcendo, as pessoas tendem a não respirar adequadamente, o que contribui para o nervosismo. A respiração profunda é indispensável nesses momentos.

Juliana também recomenda evitar a ingestão exagerada de álcool e comer menos alimentos gordurosos, pois eles estimulam a produção de adrenalina e noradrenalina. Esse tipo de substância aumenta a ansiedade, prejudicando ainda mais o quadro emocional.

A cafeína também é um vilão, já que pode exacerbar sintomas de ansiedade preexistentes.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?