Dores no ouvido e coceira? Pode ser que tenha um inseto lá dentro

A maneira correta de lidar com um corpo estranho no ouvido é buscar auxílio médico. A remoção é simples, mas deve ser feita por especialista

Wavebreakmedia, Istock

atualizado 27/05/2019 16:35

A internet é um espaço democrático de compartilhamento, desde informações super úteis até vídeos de pessoas retirando insetos e bichos variados do ouvido que, além de nojentos, nem sempre sabemos se são verídicos. No entanto, apesar de parecer bizarro, ter o ouvido invadido por algo assim é totalmente possível e até comum.

A otorrinolaringologista Larissa Macedo de Camargo explica que qualquer corpo estranho no ouvido causa dor, irritação e coceira. Esses sintomas são da chamada otite externa. “Qualquer corpo estranho no ouvido causa muita dor”, afirma a especialista. No entanto, os perigos são pequenos em termos de comprometimento da audição, especialmente, se o atendimento for feito por um profissional da área de saúde.

“O procedimento correto é a remoção. No caso de um bicho ou algo em pedaços, é feita uma lavagem e depois realizamos a retirada com um instrumento adequado. O ideal é que a pessoa não manipule a região em casa, alerta a médica, para que não corra o risco de agravar o quadro, provocando uma lesão. “É muito comum as pessoas criarem um trauma na membrana na tentativa de limpeza sem ajuda profissional. Caso não tenha lesionado, a resolução é imediata”, explica Larissa.

Últimas notícias