metropoles.com

Dia Mundial sem Tabaco: 4 maneiras eficientes para largar o vício

Cigarro provoca a morte de 8 milhões de pessoas por ano. Psicóloga cita estratégias para tabagistas que pretendem deixar de fumar

atualizado

Compartilhar notícia

iStock
Mão oferecendo cigarros e outra mão negando - Metrópoles
1 de 1 Mão oferecendo cigarros e outra mão negando - Metrópoles - Foto: iStock

O Dia Mundial sem Tabaco foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1987, para promover uma maior conscientização sobre os riscos que o hábito de fumar.

A maioria das pessoas já está cansada de saber os prejuízos que o cigarro é capaz de oferecer. Câncer de pulmão, impotência sexual e até mesmo problemas cardiovasculares estão entre os principais efeitos do tabagismo. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o ato de fumar todos os dias pode ser considerado uma doença crônica.

Segundo a OMS, o tabagismo é responsável direto e indireto – já que fumantes passivos também sofrem com o mal – pela morte de aproximadamente oito milhões de pessoas por ano no mundo.

Mesmo cientes de todos esses prejuízos para a saúde e dispostos a largarem o vício, é comum encontrar fumantes que não conseguem abandonar o tabagismo. Isso pode ter, inclusive, causas psicológicas envolvidas.

0

 

“Ao fumar, a pessoa ativa regiões do cérebro e experimenta sensação de compensação, de prazer e, exatamente por isso, o ato de fumar costuma ocorrer quando a pessoa está sobrecarregada, com estresse ou agitada. A pausa do trabalho, o cafezinho no serviço e outros pontos da rotina passam a ser acompanhados do cigarro – que acaba associado à sensação de alívio para muitas pessoas”, explica a coordenadora e professora do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera de São Bernardo do Campo, Sueli Cominetti Corrêa.

De acordo com a psicóloga Sueli Corrêa, existem algumas dicas para auxiliar no processo deixar o cigarro?

1. Mude o ambiente: retire maços e isqueiros dos lugares onde costuma fumar para não estimular o desejo sem perceber. Essa é uma forma de fazer o cérebro perceber que há mudanças de hábitos na sua rotina.

As outras 3 estratégias sugeridas pela especialista você encontra no portal Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações