metropoles.com

Dia Mundial da Lavagem das Mãos: entenda importância do hábito para a saúde

A prática é o método mais simples, barato e eficaz de prevenir contaminações propagadas pelas mãos, entre elas, a do novo coronavírus

atualizado

Compartilhar notícia

Pexels
mãos sendo lavadas em pia
1 de 1 mãos sendo lavadas em pia - Foto: Pexels

A pandemia do novo coronavírus reforçou a importância de lavar as mãos com água e sabão, um hábito simples que tem o poder de combater a transmissão de doenças infecciosas, como a Covid-19. Nesta quinta-feira (15/10), comemora-se o Dia Mundial da Lavagem das Mãos.

A data foi criada em 2008 com o objetivo de alertar crianças sobre a importância da higiene das mãos. Em 2020, espera-se uma mobilização ainda mais ampla por conta do protagonismo que a medida adquiriu na prevenção à Covid-19.

Segundo a médica infectologista Ana Helena Germoglio, do Hospital de Águas Claras, a prática de higienização das mãos com água e sabão é o método mais rápido, simples e eficaz para prevenir infecções propagadas pelas mãos, sejam elas bacterianas ou virais.

“Parece que as pessoas entenderam a importância da higienização das mãos de janeiro pra cá, mas essa prática deve ser adotada para a vida inteira, não só em vigência da pandemia”, destaca Ana Helena.

Como lavar as mãos

Quando as mãos estiverem visivelmente sujas, devem ser lavadas com água e sabão por um tempo entre 40 e 60 segundos – intervalo suficiente para se cantar Parabéns para você, como sugere a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Quando a sujeira não for visível aos olhos, as mãos podem ser higienizadas com álcool em gel por um tempo entre 20 a 30 segundos.

“Esse é um hábito que deve ser levado para a vida inteira e precisa ser ensinado às crianças. Um hábito aprendido na infância é muito mais fácil de ser incorporado”, garante a infectologista.

Nos primeiros meses da pandemia, o Ministério da Saúde elaborou um passo a passo para a prática correta:

  1. Molhe as mãos e os pulsos com água corrente;
  2. Aplique sabão suficiente para cobrir as mãos e os pulsos molhados;
  3. Esfregue todas as superfícies, incluindo as costas das mãos, entre os dedos, as unhas e os punhos;
  4. Enxágue abundantemente com água corrente;
  5. Seque as mãos com um pano limpo, toalha de uso individual ou ou toalha descartável.
Hábito que salva vidas

Quando feito antes das refeições e depois de ir ao banheiro, o hábito pode reduzir a incidência das taxas de diarreia entre crianças menores de 5 anos a, aproximadamente, 50% e as infecções respiratórias a 25,5%, de acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), órgão ligado à OMS.

0

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?