Dia de combate ao fumo: saiba como esporte pode acabar com o vício

Cardiologista explica a importância da atividade física para quem pretende se livrar do tabagismo

atualizado 29/08/2022 17:12

Pessoa cortando cigarro - metrópoles Getty Images

O 29 de agosto é conhecido como Dia Nacional de Combate ao Fumo. Uma data simbólica para alertar as pessoas sobre os problemas que o tabagismo traz à saúde. De acordo um o Instituto Nacional de Combate ao Câncer (Inca), o tabagismo é uma doença crônica, caracterizada pela dependência da nicotina, substância presente em produtos à base de tabaco.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que o tabaco é responsável pela morte de oito milhões de pessoas por ano no mundo. Sendo que, aproximadamente 1,2 milhão delas não são fumantes, mas acabam sendo expostas ao fumo passivo. Cerca de 80% das vítimas de tabagismo vivem em países de baixa ou média renda, como é o caso do Brasil. Por isso, o Dia de Combate ao Fumo é uma data totalmente necessária por aqui.

Coordenadora da Área de Cardiologia do Programa de Tratamento do Tabagismo do InCor, a cardiologista Jaqueline Scholz afirma que o esporte é um dos principais aliados do tratamento contra o cigarro. Segundo ela, a atividade escolhida pode ser a que o paciente preferir, como, por exemplo, dança, corrida, musculação ou bicicleta. “O importante é se mexer”, afirma.

Veja mais informações sobre o assunto no portal SportLife, parceiro do Metrópoles.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Mais lidas
Últimas notícias