metropoles.com

Dengue: saúde restringe vacinação para pessoas de 10 a 14 anos

O número limitado de doses disponíveis para compra restringiu ainda mais a recomendação inicial de vacinação contra dengue

atualizado

Compartilhar notícia

Bloomberg Creative Photos/ Getty Images
Mosquitos Aedes aegypti dentro de um tubo transparente - Metrópoles
1 de 1 Mosquitos Aedes aegypti dentro de um tubo transparente - Metrópoles - Foto: Bloomberg Creative Photos/ Getty Images

O Ministério da Saúde decidiu restringir a aplicação da vacina contra a dengue em 2024 para as crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos, segundo confirmou a pasta ao Metrópoles nesta segunda-feira (22/1).

Especialistas da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) tinham sugerido que o ministério seguisse a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para priorizar a vacinação na faixa etária entre 6 e 16 anos, como foi anunciado na última quinta-feira (15/1).

No entanto, a limitação do número de doses disponíveis e da capacidade de fabricação pela farmacêutica Takeda fez com que a ministério restringisse ainda mais o grupo, focando a imunização nas crianças e adolescentes de 10 e 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações por dengue depois de pessoas idosas.

“Diante da capacidade limitada de fabricação de doses da vacina, cerca de 3,2 milhões de pessoas devem ser vacinadas em 2024, já que o imunizante precisa de duas doses, com intervalo mínimo de três meses”, segundo publicação no site da pasta.

Os idosos, gestantes e lactantes ficaram de fora do plano de vacinação porque a vacina da Takeda, conhecida como Qdenga, é indicada em bula apenas para indivíduos de 4 a 60 anos de idade.

Início da vacinação

A primeira remessa da vacina que será distribuída pelo Sistema Único de Saúde (SUS) chegou ao Brasil no sábado (20/1). As cerca de 750 mil doses fazem parte de um total de 1,32 milhão de vacinas doadas pela farmacêutica Takeda.

Uma segunda remessa, com outras 570 mil doses, tem previsão de entrega para fevereiro. Além disso, a previsão é que sejam entregues outras 5,2 milhões de doses do imunizante em etapas, entre fevereiro e novembro de 2024. A expectativa é que cerca de 3,2 milhões de pessoas sejam vacinadas.

0

“As vacinas serão destinadas a regiões de saúde com municípios de grande porte com alta transmissão nos últimos dez anos e população residente igual ou maior a 100 mil habitantes, levando também em conta altas taxas nos últimos meses”, afirma a pasta.

A vacinação está programada para começar em fevereiro. O ministério deve divulgar o plano de operacionalização nos próximos dias, com a definição do público-alvo e as regiões para aplicação das doses.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?