Demência pode estar relacionada às doenças dos olhos, afirma estudo

Pesquisadores chineses descobriram que doença pode estar ligada a desenvolvimento de catarata e glaucoma em pessoas mais velhas

atualizado 15/09/2021 13:01

Vanessa Bumbeers/Unsplash

Um estudo publicado no British Journal of Ophthalmology sugere que a saúde dos olhos pode estar diretamente ligada ao desenvolvimento de demência. A doença é caracterizada pela perda lenta e progressiva da função mental afetando a memória, o pensamento, o juízo e o aprendizado.

Para chegar a esta constatação, os pesquisadores da Academia de Ciências Médicas de Guangdong, na China, analisaram dados de 12.364 adultos, com idade entre 55 e 73 anos, que tinham algum tipo de problema de visão em decorrência da idade, como o glaucoma (aumento da pressão nos olhos), a catarata (visão opaca por causa da perda do cristalino) e a degeneração macular relacionada à idade (DMRI).

Os cientistas descobriram que o risco de demência era 26% maior naqueles com DMRI, enquanto o número equivalente para quem sofre de catarata foi apenas de 11%. As doenças dos olhos decorrentes da diabetes, como o glaucoma, representam 61% de chance de estar associadas a qualquer tipo de demência.

Apesar dos resultados, os pesquisadores ainda não conseguiram estabelecer as razões para essas ligações, uma vez que o estudo é baseado em observações, sem realização de exames e análises aprofundadas. Eles acreditam que as doenças oculares podem estar associadas a alguns fatores de risco relacionados à demência, como as doenças cardíacas, derrames e AVC.

O levantamento mostrou também que as pessoas diabéticas ou que tinham doenças cardíacas, derrame e depressão, teriam mais chances de ter demência. Segundo os pesquisadores, a probabilidade aumenta se os pacientes tiverem, ainda, problemas com os olhos.

Últimas notícias