metropoles.com

Crianças que fazem esportes coletivos têm menos risco de depressão

Estudo americano mostra que indivíduos que jogam com um time têm mais oportunidades de interação social positiva e lidam com menos estresse

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Crianças - Futebol - Bola - Esportex
1 de 1 Crianças - Futebol - Bola - Esportex - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

De acordo com uma pesquisa publicada na revista científica Plos One, crianças que praticam esportes coletivos têm 10% menos risco de desenvolver depressão e ansiedade quando comparadas às que não fazem nenhuma atividade. O levantamento foi feito pela Universidade do Estado da Califórnia, nos Estados Unidos, e contou com dados de 11 mil crianças entre nove e 13 anos.

Em contrapartida, praticar esportes individuais, como tênis ou lutas, por exemplo, pode aumentar em 15% as chances de ter ansiedade. Crianças que fazem esportes coletivos também têm 17% menos chance de ter problemas sociais e 12% menos risco de ter déficit de atenção.

Segundo os cientistas, fazer atividades com outras pessoas cria um senso saudável de competição, promove oportunidades de interação social positiva e desenvolve senso de proximidade e companheirismo com os outros participantes.

0

Enquanto isso, o esporte solitário pode ser responsável por ansiedade de performance, quando a pessoa fica muito nervosa com os próprios resultados, e a expectativa dos pais pode aumentar o estresse da criança.

Os pesquisadores afirmam que é preciso estudar o assunto mais a fundo para determinar exatamente quais esportes podem ser “problemáticos” para crianças, e entender como as outras condições de vida do indivíduo interferem no problema. A pesquisa deve continuar acompanhando os participantes por 10 anos.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações