metropoles.com

Covid-19: Brasil teve taxa de transmissão maior do que a de países europeus

A média de transmissão comunitária superou Espanha, Reino Unido, Itália e França, segundo estudo publicado em revista científica

atualizado

Compartilhar notícia

HUGO BARRETO/METRÓPOLES
Passageiros de máscara
1 de 1 Passageiros de máscara - Foto: HUGO BARRETO/METRÓPOLES

Um trabalho realizado por cientistas brasileiros e britânicos indica que a taxa de contágio (RO) do novo coronavírus no Brasil, entre fevereiro e maio, foi de 3 – uma pessoa infectada contaminou outras três no período. O índice é mais alto do que o registrado em países europeus apontados como epicentros da pandemia da Covid-19 no primeiro semestre, como Espanha (2,6), Reino Unido (2,6), Itália (2,5) e França (2,5).

Os resultados da pesquisa Características epidemiológicas e clínicas da epidemia de Covid-19 no Brasil foram publicados na última sexta-feira (31/7), na revista científica Nature Human Behaviour. Ela teve a participação do Instituto de Medicina Tropical da Faculdade de Medicina da USP, da Universidade de Oxford e do Imperial College de Londres, ambos da Inglaterra.

Os cientistas observaram a rápida disseminação do vírus pelo país, em especial nos municípios mais populosos e com melhor conexão e nos menos populosos, que foram afetados em um estágio posterior da pandemia.

“Nossos resultados fornecem novas ideias sobre a epidemia brasileira de Covid-19 e destacam o alto potencial de transmissão do Sars-CoV-2 no país”, escreveram os pesquisadores.

“Embora as curvas de incidência para os países europeus tenham sido consistentemente achatadas e diminuídas com a aplicação de NPIs (impacto das intervenções não farmacêuticas) a curva de incidência diária do Brasil tem continuado a aumentar”, concluíram.

Para que a disseminação de um vírus seja controlada, a taxa de contágio deve se manter abaixo de 1. Assim, não há novos casos suficientes para que a epidemia continue e a curva começa a cair.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?