Covid: nova subvariante faz Saúde recomendar vacina de reforço
Aumento de casos de Covid provocados pela subvariante JN.1 no Brasil motivou recomendação do Ministério da Saúde para população acima de 60

O Ministério da Saúde recomendou, nesta quarta-feira (6/12), que as pessoas com 60 anos ou mais e as imunossuprimidas tomem uma nova dose de reforço da vacina bivalente contra a Covid-19. A vacinação é indicada para aqueles que receberam a última dose há mais de 6 meses.
A indicação vem após o registro do aumento de casos de Covid-19 no Ceará a partir da segunda quinzena de novembro, com predomínio em Fortaleza. Exames de sequenciamento genômico mostram que 80% das amostras do vírus coletadas em testes são da sublinhagem JN.1, da BA.2.86. Acredita-se que a subvariante já esteja em circulação em outros locais do país.
“A partir da análise do cenário e considerando a presença da variante JN.1 no país, lançamos uma nova nota técnica antecipando a vacinação para idosos (a partir dos 60 anos) e imunossuprimidos (a partir dos 12 anos), que tenham recebido a vacina há mais de 6 meses”, informou a secretária de vigilância em saúde e ambiente Ethel Maciel, pelo X (antigo Twitter).

Receba no seu email as notícias de Ciência&Saúde
Frequência de envio: Semanal
Ver todasEthel considera que a aproximação das férias de verão, com a alta mobilidade de pessoas, aumenta as chances de transmissibilidade do vírus. Ela considera oportuno que as pessoas se vacinem antes das festas de final de ano.
Outras medidas
A nota técnica do Ministério da Saúde recomenda que a pessoas com sintomas gripais usem máscaras de proteção facial PFF2 para minimizar a transmissão do vírus.
Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles Saúde e Ciência“A condição pós-Covid, também conhecida como Covid longa, é uma realidade que afeta milhares de pessoas no mundo. Nesse momento, evitar a infecção com as medidas não-farmacológicas, aliadas à vacinação em dia, são importantes aliados para evitar possíveis riscos da Covid-19 e suas sequelas”, informa a nota.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!


















