metropoles.com

Covid ainda causa mil mortes por semana na Europa, diz OMS

Escritório da Europa do OMS estima que 36 milhões de europeus tenham desenvolvido a Covid longa após a infecção pelo coronavírus

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/OMS
O diretor regional europeu da Organização Mundial da Saúde (OMS), Hans Kluge, advertiu nesta terça-feira (27/6) para não se "baixar a guarda" no enfrentamento à Covid
1 de 1 O diretor regional europeu da Organização Mundial da Saúde (OMS), Hans Kluge, advertiu nesta terça-feira (27/6) para não se "baixar a guarda" no enfrentamento à Covid - Foto: Reprodução/OMS

O diretor regional europeu da Organização Mundial da Saúde (OMS), Hans Kluge, advertiu em comunicado nesta terça-feira (27/6) para que a população não “baixe a guarda” no combate à Covid-19. Segundo ele, a doença ainda mata quase mil pessoas por semana na Europa.

“Embora já não seja uma emergência de saúde pública global, a Covid-19 não desapareceu“, disse Kluge. “Continuam a ocorrer quase mil mortes por semana na região e esse número está subestimado devido à diminuição dos países que notificam regularmente as mortes”, afirmou.

Abrangência da Covid longa

Os dados apresentados por ele mostram que 36 milhões de pessoas no continente europeu podem já ter desenvolvido a Covid longa, condição caracteriza pela persistência de sintomas após a infecção. O número equivale a um em cada 30 europeus.

“A menos que desenvolvamos diagnósticos e tratamentos abrangentes para a Covid longa, nunca nos recuperaremos verdadeiramente da pandemia. Estamos incentivando a realização de mais pesquisas e insistindo para aqueles elegíveis para a vacinação contra o coronavírus sejam vacinados”, reforçou o diretor.

Segundo ele, há muitos países da região europeia que ainda não alcançaram a cobertura vacinal de 70% da população, considerado o nível mínimo necessário para a proteção de pessoas vulneráveis.

0

Brasil passou de 700 mil mortos

A OMS declarou o fim da covid-19 como emergência de saúde pública internacional no início de maio, após três anos e cerca de 20 milhões de mortos em todo o mundo.

No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, foram 703 mil mortos ao longo da pandemia. Na última semana, foram confirmados 15 mil novos casos de Covid, sendo que 245 deles levaram os pacientes à morte.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?