Covid: já me vacinei, posso voltar à vida normal?

Especialistas explicam quais cuidados devem ser tomados mesmo após a imunização completa

atualizado 14/09/2021 14:29

Aline Massuca/Metrópoles

A pandemia causada pelo coronavírus mudou totalmente o modo de viver de todas as pessoas do planeta, sem exceção. Hábitos e gestos simples, como ir ao mercado e abraçar um familiar querido, foram alterados com inúmeros protocolos de segurança. Tudo por causa da Covid-19, uma doença transmitida prioritariamente pelo ar e que já matou milhões de pessoas no mundo inteiro.

Indivíduos de todos os lugares se viram obrigados, de uma hora para outra, a ficarem confinados em quarentena. Longe de atividades do cotidiano, lazer e pessoas amadas. A ansiedade por uma solução para todos esses problemas sempre foi gigante, desde o início da pandemia, no final de 2019.  E agora, em 2021, muitas pessoas enxergam nas vacinas a grande chave para voltar ao “velho normal”.

De fato, os imunizantes são a grande maneira de diminuir a transmissão do vírus e aliviar as medidas de segurança, tão agressivas para o convívio social. Porém, será que já chegou a hora de abandonar os cuidados e voltar para a vida que tínhamos antes? De acordo com especialistas, o momento do Brasil ainda exige cautela.

Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Últimas notícias