metropoles.com

Estudo diz que 43% das crianças têm sintomas 3 meses depois da Covid

Pesquisa brasileira reforça a importância da vacinação para pessoas de 8 a 18 anos. Dores de cabeça são sinal mais frequente da doença

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Criança máscara coronavíus
1 de 1 Criança máscara coronavíus - Foto: Getty Images

Um estudo do Hospital das Clínicas de São Paulo mostra que quatro em cada dez crianças e adolescentes entre 8 e 18 anos que teve Covid-19 continua sentindo os efeitos da doença três meses após a infecção.

Os participantes foram acompanhados por uma média de quatro meses após serem diagnosticados com Covid sintomática, e 43% deles apresentaram sinais da chamada Covid longa, ou persistente. Cerca de 19% sofreu de dores de cabeça, 9%, cansaço, 8% dispneia e 4%, dificuldade de concentração. Outros sintomas foram dores musculares e nas articulações e má qualidade do sono.

O estudo foi publicado na revista científica Clinics, e comparou os dados com crianças que não foram infectadas pelo coronavírus.

“Esses sintomas trazem grande impacto na qualidade de vida dessas crianças e prejuízos escolares, já que existe um déficit de concentração”, explica o pediatra Artur Delgado, coordenador da UTI do Instituto da Criança e Adolescente do HC, em entrevista à Folha de S.Paulo.

Os participantes seguem sendo acompanhados a cada seis meses. O médico lembra que a Covid-19 não costuma ser grave em crianças, mas pode se desenvolver e há risco de sequelas. Segundo o pesquisador, o levantamento comprova a importância da vacinação para a faixa etária.

0

Outros sintomas

De acordo com o Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba (PR), há casos de crianças que desenvolvem enxaqueca, diabetes tipo 1, neuropatia periférica e quadros de depressão e ansiedade.

O centro de saúde é o maior hospital pediátrico do país que atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). O infectologista pediátrico Victor Horácio de Souza Costa explica que é essencial que as crianças diagnosticadas com Covid-19 sejam acompanhadas por um período após a infecção para verificar se os sintomas irão desaparecer ou se serão permanentes.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?