Covid: 94% das pessoas com câncer respondem bem à vacina, diz estudo

Estudo da Universidade do Texas mostra que pacientes com a doença desenvolvem boa resposta imune com os imunizantes da Pfizer e Moderna

atualizado 05/07/2021 12:40

vacina bobsUnsplash

Uma pesquisa feita pelo Centro de Saúde e Ciências da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, e da Universidade de Genebra, na Suíça, comprovou que as vacinas de RNA contra a Covid-19 são eficazes em 94% dos pacientes com câncer. Foi observada boa resposta imune ao coronavírus três a quatro semanas após a aplicação da segunda dose.

Participaram do estudo 131 pacientes — apenas sete deles não desenvolveram anticorpos contra o vírus. Pessoas que passaram pelo tratamento com a droga Rituximab seis meses antes da vacina apresentaram resultados piores com o imunizante contra a Covid-19. O medicamento é usado contra cânceres hematológicos e doenças autoimunes.

“Essa descoberta tem implicações para o futuro. Nós deveríamos oferecer uma terceira dose após o tratamento de câncer para pacientes em alto risco?”, questiona Dimpy P.Shah, uma dos responsáveis pelo levantamento, em entrevista ao site EurekAlert. Os pesquisadores explicam que, com outras vacinas e infecções, pessoas com câncer não costumam apresentar a mesma resposta imune que o restante da população.

Pessoas que estão fazendo quimioterapia desenvolveram resposta imunológica, mas menor do que a da população em geral. “Como essa informação é relacionada à proteção contra a Covid-19, não sabemos ainda”, diz Shah. A possibilidade de infecção pela variante Delta não foi incluída no estudo, publicado na revista científica Cancer Cell. A idade média dos participantes é de 63 anos.

Shah alerta que pacientes com câncer devem tomar as duas doses da vacina, mas não podem deixar de adotar todas as precauções para evitar a contaminação. “Eles precisam continuar atentos para o fato que podem estar em risco. O corpo pode não responder à vacina”, completa.

Saiba como as vacinas contra Covid-19 atuam:

0

 

Mais lidas
Últimas notícias