metropoles.com

Covid: 88% dos brasileiros vacinados querem doses de reforço da vacina

Pesquisa mostra que maioria dos vacinados confia na segurança dos imunizantes e deseja uma terceira dose para manter a proteção

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Vacina
1 de 1 Vacina - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A adesão dos brasileiros à vacinação contra a Covid-19 tem permitido que o país avance no controle da pandemia. Além de tomar a primeira e a segunda dose, eles também querem uma terceira injeção para manter a proteção contra a Covid-19.

De acordo com um estudo do Centro de Pesquisa em Comunicação Política e Saúde Pública da Universidade de Brasília (CPS-UnB) e do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD), 88% das pessoas que já tomaram uma ou duas doses da vacina pretendem tomar a dose de reforço.

Dentro desse percentual, 36% afirmaram que tomariam qualquer uma das marcas de imunizante disponíveis no país, mesmo que pudessem escolher. Em contrapartida, 28% preferem a Pfizer, 19%, a Astrazeneca, 9%, Jansen, e 8%, Coronavac.

Os resultados do levantamento constam no último relatório da pesquisa Saúde Brasil. Para a realização da pesquisa, foram entrevistadas cerca de mil pessoas entre 29 de setembro e 8 de outubro.

Entre as razões apontadas pelos entrevistados para terem tomado o imunizante, 79% têm confiança e acreditam na segurança da vacina. Outros 57% tomaram para poder viajar e sair com segurança, 25%, por insistência da família e 3%, dos amigos.

Não vacinados

A pesquisa mostrou também os motivos que levaram as pessoas a não se vacinarem. Entre os 9% da população não vacinada, 28% não acreditam que o imunizante é seguro, 20% têm medo das reações, mesmo percentual de quem acha que não é eficaz e 2% acreditam que o imunizante é um chip que vai alterar o seu código génetico.

Dados de pesquisa sobre dose de reforço contra a Covid-19
Motivos que levaram pessoas a não se vacinarem

Entre os que não receberam nenhuma dose contra a Covid-19, 26% consideram que não há nenhuma chance de virem a se imunizar, 23% afirmaram ter pouca chance, 25%, alguma chance e 24% muita chance.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?