metropoles.com

Covid-19: risco de contágio cai à metade a cada metro a mais de distância

Estudo na The Lancet mostra que possibilidade de contaminação entre pessoas reduz de 13% para 6% se o afastamento aumentar de 1m para 2m

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Eixão com poucos carros
1 de 1 Eixão com poucos carros - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Manter a distância acima de 1 metro para outra pessoa pode fazer toda a diferença para evitar o contágio com o novo coronavírus. Estudo recente publicado na revista The Lancet indica que cada metro no distanciamento reduz o risco de contaminação pela metade.

A pesquisa fez uma uma revisão sistemática de 172 estudos observacionais em 16 países e seis continentes. O objetivo era investigar a distância ideal para evitar a transmissão do novo coronavírus de pessoa para pessoa.

A análise mostrou que o risco de transmissão do vírus com distanciamento de 1m – mínimo recomendado pela OMS – é de 13%. Essa porcentagem cai pela metade a cada metro extra – se a distância entre duas pessoas for de 2m, o risco reduz para entre 6% e 7%. A “regra” vale para a distância de até 3m.

Embora a margem de contaminação caia bastante, ainda há risco significativo. Conforme relatado por outras pesquisas, o novo coronavírus pode se acumular e ficar no ar de ambientes internos por horas.

Vale ressaltar que o nível de segurança do distanciamento entre as pessoas também está associado ao uso de máscaras protetoras. O estudo também reforça que são necessários ensaios clínicos randomizados robustos para reforçar as evidências dessas intervenções.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?