metropoles.com

Covid-19 causa 83% das internações por problemas respiratórios

De fevereiro para cá, quadros de síndrome respiratória grave aumentaram na rede hospitalar e pacientes com coronavírus são maioria

atualizado

Compartilhar notícia

O percentual de pessoas diagnosticadas com coronavírus representa 83% dos pacientes internados com síndrome respiratória grave, de acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A condição, que pode ser causada por vários outros vírus, como o da influenza, por exemplo, apresentou um aumento explosivo nos últimos meses e chamou a atenção do governo. De acordo com o Ministério da Saúde, houve um aumento de 253% em comparação com o mesmo período de 2019.

A epidemia de coronavírus é uma das grandes responsáveis pela alta acentuada nos números. O aumento foi gradual: na segunda semana de março, a quantidade de casos de SRAG confirmados como coronavírus era de 58%. Uma semana depois, a porcentagem já era de 74%. O aumento da quantidade de testagens pode ajudar a explicar o porquê de o percentual ter mudado tão rapidamente.

Apesar do gráfico sinalizar a alta exagerada dos casos, a curva de internações está começando a se achatar como um reflexo positivo do isolamento social praticado pela população brasileira.

“Mas a curva, ainda que em menor velocidade, continua subindo. Não é hora de relaxar”, afirma Marcelo Gomes, que coordena o InfoGripe, sistema da Fiocruz que, em parceria com o Ministério da Saúde, recebe os dados dos hospitais e monitora os casos da SRAG no Brasil, em entrevista à Folha de S.Paulo.

Em nota, a Fiocruz volta a alertar que o isolamento social é a única maneira de controlar a pandemia. “O panorama apresentado pelo sistema, com manutenção da tendência de crescimento do número semanal de casos de SRAG, atividade semanal considerada muito elevada, aliado ao alto percentual de detecção de Covid-19 entre os casos com teste laboratorial positivo, sugere a necessidade de manutenção das recomendações de isolamento social para evitar demanda hospitalar acima da capacidade de atendimento”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?