metropoles.com

Covid-19: Anvisa autoriza Pfizer a incluir adolescentes em estudo de vacina

A agência também aceitou o pedido da farmacêutica para ampliar o estudo em fase 3 realizado em São Paulo e na Bahia para 2 mil voluntários

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
seringas
1 de 1 seringas - Foto: Getty Images

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nesta sexta-feira (18/9) que a farmacêutica Pfizer amplie o estudo da vacina contra Covid-19 no Brasil, desenvolvida em parceria com a empresa de biotecnologia BioNTech.

Com a mudança, o número de voluntários dobrará de mil para 2 mil e poderão ser incluídos adolescentes na faixa etária dos 16 a 18 anos. Os testes estão sendo realizados em São Paulo e na Bahia. Cada estado terá mil participantes.

De acordo com a agência, solicitações para a ampliação do número de voluntários, entre outras alterações, são comuns em testes clínicos. Na semana passada a Anvisa autorizou a inclusão de novo local de fabricação para as vacinas que estão sendo utilizadas nos testes.

Nessa segunda-feira (14/9), as empresas solicitaram também para a Food and Drug Administration (FDA) — agência reguladora dos Estados Unidos — a inclusão de mais 14 mil voluntários no estudo clínico com o objetivo de aumentar a diversidade do perfil dos voluntários.

“A expansão proposta permitiria às empresas aumentar ainda mais a diversidade da população de ensaios e incluir adolescentes de até 16 anos e pessoas com HIV estável e crônico (vírus da imunodeficiência humana), hepatite C ou infecção por hepatite B, bem como fornecer mais dados de segurança e eficácia”, justificaram no comunicado.

No fim de agosto, a Pfizer informou que a segunda versão de sua vacina apresentou bons resultados nos estudos preliminares. A imunização se mostrou mais eficaz e foi responsável por menos efeitos colaterais que a primeira.

0

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?