Coronavírus: remédio japonês contra gripe é testado em pacientes

A Fujifilm Toyota Chemical retomou a produção do Avigan no início de março e pretende fazer testes em 100 pacientes até junho

remédios em fundo azulMyke Sena/Esp. Metrópoles

atualizado 01/04/2020 12:27

O Japão iniciou nessa terça-feira (31/03) testes clínicos para avaliar a eficácia do remédio Avigan em pacientes com o novo coronavírus. O medicamento é produzido pela empresa farmacêutica japonesa Fujifilm Toyota Chemical desde 2014 com o objetivo de tratar o vírus da gripe, o influenza, e seria uma opção para tratamento da doença.

A produção do remédio foi retomada no início de março. Ele será testado em aproximadamente 100 pacientes diagnosticados com a Covid-19 para a avaliação da eficácia contra a doença. Segundo o jornal Nikkei Asian Review, o país tem uma reserva de 2 milhões de doses de Avigan.

Apesar de nunca ter sido comercializado, o Avigan tem a aprovação do governo japonês desde o ano em que foi criado para o tratamento de influenza em casos de surto de um novo vírus onde outros antivirais são ineficazes ou ineficientes.

O remédio impede que os vírus copiem o material genético inibindo seletivamente o ácido ribonucleico (RNA) envolvido na reprodução do vírus influenza. (Com informações do Estadão)

Últimas notícias