metropoles.com

Conheça suplemento alimentar barato que colabora para a hipertrofia

Nutricionista esportivo comenta sobre opção de suplemento que afasta a fadiga e ajuda a manter a rotina de treinamentos

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Imagem colorida: homem sentado em academi aolha para relógio - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida: homem sentado em academi aolha para relógio - Metrópoles - Foto: Getty Images

Ele é mais conhecido por fazer a massa de bolo, dos pães e dos cookies crescerem, mas também pode ser usado para aumentar a massa magra do corpo. Você sabia que o bicarbonato de sódio pode ser usado como suplemento para ganhar músculos? Mais barato que a creatina, ele pode ser incluído na rotina pré-treino.

A hipertrofia é o aumento da massa magra, resultante de uma taxa de síntese proteica muscular maior do que o catabolismo proteico. Para alcançar esse efeito, é necessário estimular a síntese e inibir o catabolismo. Existem duas ferramentas principais para isso: o estímulo mecânico, que envolve o treinamento físico, e o estímulo bioquímico, que se refere à oferta de nutrientes.

“Os suplementos alimentares fazem parte do estímulo bioquímico, fornecendo vitaminas, minerais e proteínas para auxiliar no funcionamento dos sistemas orgânicos. Por exemplo, eles podem melhorar a atividade do sistema imunológico, acelerando a recuperação muscular, ou podem complementar a dieta com os nutrientes necessários para otimizar o processo de hipertrofia”, explica o nutricionista esportivo e funcional Diogo Cirico, responsável técnico pela Growth Supplements.

Ele afirma que o bicarbonato de sódio pode sim ajudar na hipertrofia. A principal contribuição é na manutenção ou neutralização do pH do tecido muscular.

“Durante o treinamento, o metabolismo energético pode aumentar o pH do tecido muscular, causando fadiga. O bicarbonato de sódio atua como um tampão, evitando a alteração do pH. Ao evitar isso, o atleta é capaz de treinar por mais tempo, o que torna o estímulo mecânico mais eficaz e favorável”, diz Cirico.

O bicarbonato de sódio custa cerca de 1/3 do preço da creatina, cuja função também é aumentar a energia nos treinos. “O que torna os suplementos alimentares caros é a cadeia produtiva. Para elaborar, por exemplo, o whey protein é necessário muitos litros de leite, o que é muita demanda”, explica o nutricionista.

Rotina de treinos

Vale destacar que suplemento alimentar nenhum garante hipertrofia sem a prática de exercícios físicos regulares. Logo, a rotina de treinos e dieta voltada ao objetivo é a melhor forma de aumentar os músculos.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia