metropoles.com

Colombiano é 2ª pessoa do mundo a conseguir “atrasar” o Alzheimer

Artigo da revista Nature revela mecanismo que permitiu paciente com predisposição genética evitar a doença por décadas

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Nature
Ressonância magnética revela cérebro do homem imune ao alzheimer (no topo) mais preservado que o de outras pessoas com sua mesma condição gen[ética (abaixo) - Metrópoles
1 de 1 Ressonância magnética revela cérebro do homem imune ao alzheimer (no topo) mais preservado que o de outras pessoas com sua mesma condição gen[ética (abaixo) - Metrópoles - Foto: Reprodução/Nature

Um homem colombiano é o segundo caso documentado no mundo de uma pessoa que não desenvolveu Alzheimer apesar de ter uma forte predisposição genética à demência. O caso foi publicado na revista Nature na segunda-feira (15/5)

A mutação que ele tinha está relacionada a um tipo de Alzheimer precoce, que costuma aparecer entre os 44 e os 49 anos de idade. O paciente, entretanto, viveu até os 74 anos de idade praticamente sem perdas cognitivas, com uma demência mediana que começou apenas quando ele tinha 70.

Anteriormente, era conhecido apenas o caso de uma mulher, também colombiana, que tinha a mesma mutação genética (PSEN1-E280A) e não desenvolveu a doença. O nome dela era Alíria Rosa Piedrahita de Villegas.

Os cientistas atribuíram à resistência a uma outra mutação batizada de RELN-COLBOS, que provocaria uma variação na química do cérebro capaz de evitar o crescimento dos emaranhados de proteína tau que, em estudos anteriores, já foram relacionados ao desenvolvimento de demências.

A descoberta dessa “barreira natural” pode contribuir com o desenvolvimento de remédios que previnam demências. “A mutação que descobrimos acaba dando uma resistência à perda da proteína tau e da neurodegeneração, então acreditamos que pode ajudar no tratamento para resistir ao declínio cognitivo no futuro”, afirmam os pesquisadores, no estudo.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?