metropoles.com

Clínicas reclamam que lei inviabiliza venda de vacinas na rede privada

Presidente Jair Bolsonaro assinou, na quarta, lei que permite compra de doses por empresas, mas vinculou-a a doações para o SUS

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Vacina Coronavac
1 de 1 Vacina Coronavac - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Nessa quarta-feira (10/3), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sancionou a lei que permite a compra de vacinas contra a Covid-19 pela iniciativa privada (clínicas e empresas). No entanto, vinculou a aquisição a doações ao Sistema Único de Saúde.

A decisão não agradou a Associação Brasileira das Clínicas de Vacinas (ABCVAC), que disse não ter sido consultada e que, do jeito que está, a lei inviabiliza que as doses sejam comercializadas pelo setor privado.

“Reconhecemos que toda e qualquer iniciativa que aumente o acesso aos imunizantes é importante, porém em nosso entendimento, não podemos ser colocados no mesmo cesto de outras empresas, que não têm como sua natureza jurídica a prestação de serviços de vacinação e imunização humana”, explica o presidente da ABCVAC, Geraldo Barbosa, em nota enviada à imprensa nesta quinta (11/3).

Segundo a entidade, a decisão do governo federal “parece transferir para o setor privado a obrigação do governo de suprir as necessidades de vacinação dos grupos prioritários.”

A ABCVAC vem procurando, desde o final de 2020, fechar contrato para a compra da vacina indiana Covaxin. No documento, as clínicas afirmam serem capazes de imunizar 10% da população brasileira que não está nos grupos prioritários até o final do ano, e que a ação ajudaria a desafogar o sistema público de saúde.

Saiba como as vacinas contra Covid-19 atuam:

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações