Cientistas defendem que adultos também sejam vacinados contra HPV

Presidente da Sociedade Internacional do Papilomavírus afirma que a imunização de 100% da população seria mais eficaz para prevenir doença

Westend61/GettyImages

atualizado 03/10/2019 16:11

Apesar de a vacina do HPV estar disponível apenas para adolescentes na rede pública, de acordo com Margaret Stanley, presidente da Sociedade Internacional do Papilomavírus e professora da Universidade de Cambridge, a imunização seria mais eficiente se os adultos também fossem vacinados.

“A maioria das pessoas não sabe que a infecção do HPV é uma epidemia global. A maneira mais simples de prevenir a disseminação do vírus e as doenças associadas é imunizar toda a população”, afirma a médica ao jornal inglês Daily Mail.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza a imunização de pré-adolescentes de 9 a 14 anos, pois nesta faixa etária a capacidade de desenvolver anticorpos é maior. Mas de acordo com um estudo que deve ser publicado no Jornal Internacional de Doenças Infecciosas, segundo o Daily Mail, adultos vacinados podem ter uma resposta imunológica 100 vezes maior do que a causada pela infecção de forma natural, o que fortaleceria o organismo para um futuro contato com o vírus.

Últimas notícias