Chile registra primeiro caso de gripe aviária H5N1 em humano
Um homem de 53 anos foi diagnosticado com gripe aviária H5N1 após apresentar sintomas gripais graves. Ele segue com quadro de saúde estável
atualizado
Compartilhar notícia
O governo do Chile informou, nessa quarta-feira (29/3), ter detectado o primeiro caso de gripe aviária H5N1 do país em humanos. O paciente é um homem de 53 anos que apresentou sintomas graves da doença.
De acordo com um comunicado divulgado pelo Ministério da Saúde chileno, o quadro de saúde do homem é estável. As autoridades investigam como o vírus foi transmitido para ele e se outras pessoas que estiveram em contato com o paciente foram infectadas.
O Chile notificou os primeiros casos de gripe aviária em animais silvestres no fim de 2022, levando à interrupção da exportação das aves.
As autoridades acreditam que a transmissão do vírus H5N1 pode ocorrer de aves ou mamíferos para humanos, mas ainda não se sabe se pessoas podem contaminar outras.
Além do Chile, há casos de gripe aviária em animais da Argentina e em humanos no Equador, onde uma menina de 9 anos foi diagnosticada com a doença no início do ano. O Brasil, maior exportador de aves do mundo, segue sem registros.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.