metropoles.com

Check-up anual: veja quais são os exames mais importantes

O check-up anual é indicado para o diagnóstico de doenças que não apresentam sintomas. A rotina é importante para a prevenção de problemas

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Consultas e exames Amigos da Saúde
1 de 1 Consultas e exames Amigos da Saúde - Foto: Getty Images

Fazer exames de rotina é uma medida de prevenção importante, especialmente, para diagnosticar doenças que não apresentam sintomas e se desenvolvem silenciosamente. Além disso, o check-up também ajuda no controle de condições crônicas, como a hipertensão e a diabetes.

O médico Gabriel Resende, clínico do Hospital Santa Marta Asa Norte, comenta que os check-ups anuais devem ser realizados sob orientação médica para que levem em consideração as particularidades dos pacientes.

Principais exames de rotina

O especialista explica que as avaliações gerais, como também são conhecidos os check-ups, devem avaliar o quadro hormonal e as questões do metabolismo do paciente.

Nesse sentido, os principais exames de check-up são:

  • Glicemia em jejum;
  • Hemograma;
  • Ureia e creatinina;
  • Ácido úrico;
  • Colesterol total e frações;
  • Triglicerídeos;
  • TGO/AST e TGP/ALT;
  • TSH e T4 livre;
  • Fosfatase alcalina;
  • Gama-glutamiltransferase (GGT);
  • PCR;
  • Exame de urina;
  • Exame de fezes.

“Não existe tempo padrão para sua realização, porém, muito se prega sobre a realização dos exames de maneira anual, afim de investigar prováveis patologias assintomáticas ou de difícil investigação e diagnóstico”, afirma o clínico geral.

Casos específicos

Cada avaliação tem sua indicação e deve-se evitar a realização de exames desnecessários e sem indicação médica. Gabriel Resende recomenda que pacientes com doenças crônicas solicitem os exames aos seus médicos pessoais pois isso facilita a indicação de acordo com o perfil.

“Não devemos esquecer de que pacientes com perfis especiais (idosos e atletas) devem sempre ser avaliados por especialistas, uma vez que as alterações podem ser correlacionadas com seu perfil biofísico”, ressalta o médico.

Exames cardiológicos

A partir dos 40 anos, também há indicação para a realização de exames anuais que avaliem a saúde do coração. Os principais são o eletrocardiograma e o ecocardiograma, que identificam doenças congênitas ou do pericárdio, insuficiência cardíaca, arritmias e taquicardias.

O teste ergométrico, também chamado de exame de esforço, pode ser solicitado e consiste em andar numa esteira com eletrodos espalhados pelo corpo, para avaliar a resposta do sistema cardiovascular. A partir do teste ergométrico é possível apontar o risco de infarto de um indivíduo ou diagnosticar uma doença arterial coronariana.

A pressão arterial também deve ser avaliada, pois seu acompanhamento previne riscos de infarto, derrame e detecta a hipertensão.

Avaliações médicas para mulheres

No caso das mulheres, é importante que sejam realizados de forma anual, preferencialmente, exames específicos, como papanicolau, colposcopia, vulvoscopia, ultrassonografia de mamas e ultrassonografia transvaginal. A partir desses exames, o/a ginecologista pode verificar se a mulher apresenta alguma infecção, cisto ou alteração no aparelho reprodutivo.

Avaliações médicas para homens

É recomendado que homens a partir dos 40 anos realizem exames específicos como ultrassonografia de próstata e dosagem do hormônio PSA para que os médicos avaliem se há sinais de câncer de próstata.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?