Caminhada nórdica ajuda a controlar sintomas da depressão em 5 semanas
Pesquisa mostra que o exercício funciona melhor para pacientes que têm sintomas de depressão mais graves nas primeiras semanas

Além dos benefícios para a saúde física, a caminhada nórdica pode ajudar a controlar os sintomas da depressão. A atividade usa bastões para auxiliar o exercício e usa até 90% dos músculos do corpo.
No estudo publicado em março na revista Journal of Affective Disorders, 64 adultos sedentários com depressão moderada ou severa foram separados em dois grupos. Um fez a caminhada nórdica duas vezes por semana por uma hora na companhia de um instrutor.
Os grupos tinham entre quatro e 10 participantes e os encontros seguiram por 10 semanas. A outra metade dos voluntários não mudou a rotina. Nenhum dos participantes parou de tomar remédios para participar do estudo.
Usando uma pesquisa tradicional para entender níveis de depressão, os pesquisadores observaram que os pacientes que fizeram a atividade tiveram melhora dos sintomas. Entre 35% e 53% dos “caminhantes” atingiram a remissão, ou seja, os sinais da doença diminuiram o suficiente para não serem considerados depressão clínica.
Os maiores resultados foram atingidos nas primeiras cinco semanas, principalmente pelos participantes com sintomas depressivos mais graves.
“O fato de as melhorias adicionais terem sido menores e menos consistentes durante a segunda metade do programa sugere um efeito platô. Esse padrão temporal tem implicações considerando o desafio de manter o engajamento em intervenções prolongadas em pessoas com depressão”, escrevem os cientistas.
Eles apontam que estudos futuros podem documentar melhor os níveis de medicação, estabilidade no tratamento e o compromisso com a terapia para entender exatamente quais são as contribuições do exercício.

Receba no seu email as notícias de Ciência&Saúde
Frequência de envio: Semanal
Ver todas

