metropoles.com

Queda de cabelo: conheça três doenças que afetam os seus fios

Tricologista destaca que fatores internos e externos podem causar a queda de cabelos. A alopecia é o motivo mais comum para as falhas

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Foto colorida de homem careca olhando no espelho para calvície e perda de cabelo - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de homem careca olhando no espelho para calvície e perda de cabelo - Metrópoles - Foto: Getty Images

O cabelo é uma parte importante da autoestima e da identidade de cada um. Porém, quando fios caem e falhas começam a aparecer, o problema pode ir além da estética: uma série de condições, que vão de couro do cabelo muito oleoso até câncer, podem causar a queda capilar.

“Má nutrição associada à baixa ingestão de minerais e vitaminas essenciais para o bulbo capilar e fatores genéticos também podem causar a perda de fios”, aponta o tricologista Julio Pierezan, membro da Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC).

Ao perceber a queda além do normal, a indicação é procurar um dermatologista para investigar as causas do problema.

Confira algumas doenças quem podem estar associadas à queda de cabelo:

1. Alopecia

O motivo mais comum para a queda capilar é a alopecia, também conhecida como calvície. Pierezan explica que a condição é dividida em alguns tipos, mas os principais são alopecia areata e a androgenética.

“A areata é perda de fios em tufos, enquanto a androgenética é caracterizada pela miniaturização progressiva do fio de cabelo. As principais causas para as alopecias são fatores genéticos e hormonais. No entanto, motivos externos, como estresse e condições da tireoide, também podem desencadear a calvície”, destaca Pierezan.

0

O tratamento para alopécia inclui a administração de remédios orais ou tópicos, ou uso de lasers, luz violeta, microinfusão de medicamentos na pele, mesoterapia e ledterapia. “Nos casos em que as falhas são visíveis, o mais indicado é o transplante capilar”, afirma o tricologista.

2. Câncer

Manchas vermelhas ou roxas no couro cabeludo ou na linha do cabelo podem indicar um tipo raro, porém grave, de câncer nos vasos sanguíneos — o angiossarcoma. O tumor se forma nas camadas internas dos vasos sanguíneos e linfáticos.

Ele pode surgir em várias partes do corpo, mas é mais comum na pele do couro cabeludo, cabeça ou pescoço. Normalmente, o angiossarcoma se manifesta como caroços ou manchas, mas também pode causar queda capilar.

“Se não houver dano no folículo piloso, responsável pela produção e crescimento de pelo, os fios podem voltar a crescer após o tratamento da doença”, explica Pierezan.

3. Parkinson

O tricologista conta que o estresse emocional e físico do Parkinson pode induzir a queda capilar, e os remédios usados no tratamento da doença também podem desencadear o problema.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?