Brasil ultrapassa 1,5 milhão de casos de Covid-19; mortos são 63.174

Apesar de a curva de casos continuar crescendo, vários estados estão abrindo o comércio. Os dados são do Conass

atualizado 03/07/2020 18:54

coronavírus nas ameeicasArte/Metrópoles

De acordo com as últimas informações atualizadas pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Brasil chegou, nesta sexta (3/7), a 1.539.081 casos confirmados do novo coronavírus e a 63.174 mortes decorrentes da doença. Desde a divulgação feita nessa quinta (2/7), o país registrou mais 42.223 novos diagnósticos e 1.290 óbitos.

De acordo com a pesquisa Epicovid-19, feita pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em parceria com o Ministério da Saúde e o Ibope Inteligência, o número total de infectados pela Covid-19 pode ser sete vezes maior do que a quantidade oficial – pacientes com sintomas leves e assintomáticos, por exemplo, não são testados, em sua maioria.

Por enquanto, os estados mais afetados pela epidemia são São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Pará e Maranhão. Porém, de acordo com dados do governo, os casos na Região Sul estão crescendo, assim como os do Centro-Oeste. Ainda assim, alguns dos gestores locais decidiram abrir os estabelecimentos comerciais, bares, academias e escolas.

O reitor da UFPel, responsável pela pesquisa que analisou mais de 89 mil amostras, afirma ser contra a reabertura enquanto a curva está ascendente. “O momento de flexibilizar é quando os novos casos estão caindo”, disse, em entrevista coletiva na quinta (2/7).

Os números do Conass são usados como base para a plataforma do Ministério da Saúde, mas são disponibilizados cerca de uma hora antes dos dados do governo. A atualização é feita desde o começo de junho, quando o Ministério da Saúde passou a atrasar a divulgação das informações e os secretários estaduais decidiram publicar diariamente a tabela. Até o momento, os números das duas entidades são idênticos.

0

Últimas notícias