metropoles.com

Brasil ultrapassa 1,5 milhão de casos de Covid-19; mortos são 63.174

Apesar de a curva de casos continuar crescendo, vários estados estão abrindo o comércio. Os dados são do Conass

atualizado

Compartilhar notícia

Arte/Metrópoles
coronavírus nas ameeicas
1 de 1 coronavírus nas ameeicas - Foto: Arte/Metrópoles

De acordo com as últimas informações atualizadas pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Brasil chegou, nesta sexta (3/7), a 1.539.081 casos confirmados do novo coronavírus e a 63.174 mortes decorrentes da doença. Desde a divulgação feita nessa quinta (2/7), o país registrou mais 42.223 novos diagnósticos e 1.290 óbitos.

De acordo com a pesquisa Epicovid-19, feita pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em parceria com o Ministério da Saúde e o Ibope Inteligência, o número total de infectados pela Covid-19 pode ser sete vezes maior do que a quantidade oficial – pacientes com sintomas leves e assintomáticos, por exemplo, não são testados, em sua maioria.

Por enquanto, os estados mais afetados pela epidemia são São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Pará e Maranhão. Porém, de acordo com dados do governo, os casos na Região Sul estão crescendo, assim como os do Centro-Oeste. Ainda assim, alguns dos gestores locais decidiram abrir os estabelecimentos comerciais, bares, academias e escolas.

O reitor da UFPel, responsável pela pesquisa que analisou mais de 89 mil amostras, afirma ser contra a reabertura enquanto a curva está ascendente. “O momento de flexibilizar é quando os novos casos estão caindo”, disse, em entrevista coletiva na quinta (2/7).

Os números do Conass são usados como base para a plataforma do Ministério da Saúde, mas são disponibilizados cerca de uma hora antes dos dados do governo. A atualização é feita desde o começo de junho, quando o Ministério da Saúde passou a atrasar a divulgação das informações e os secretários estaduais decidiram publicar diariamente a tabela. Até o momento, os números das duas entidades são idênticos.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?