Secretários de Saúde criam painel próprio para monitorar Covid-19 no país

Plataforma é lançada após o Ministério da Saúde suspender o site com as atualizações sobre os brasileiros infectados pela Covid-19

atualizado 07/06/2020 20:25

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) divulgou, neste domingo (07/06), seu painel próprio para monitoramento dos casos confirmados do novo coronavírus em todo o país.

A criação da plataforma pelo Conass ocorre após o Ministério da Saúde suspender o site com as atualizações sobre os brasileiros infectados pela doença.

Sob justificativa de que haveria óbitos a mais, a pasta decidiu tirar o sistema do ar para recontar os casos e descartar os que teriam sido, erroneamente, registrados como pacientes de coronavírus.

O governo federal chegou a falar em manipulação das estatísticas pelos governos locais em prol de recursos a serem obtidos junto ao Executivo.

Em nota, o Conass afirmou que pauta sua atuação pelo “mais alto interesse público”. “Tendo a democracia como princípio, o conselho busca incessantemente o consenso para o fortalecimento do sistema de saúde que todos desejamos”, diz a entidade no texto.

Segundo o conselho, o portal será atualizado diariamente até as 17h. “A ciência, a verdade e a informação precisa e oportuna são fios condutores do processo orientador da tomada de decisão na gestão da saúde”, finalizou.

0

Últimas notícias