metropoles.com

Brasil registra 1º caso de cachorro infectado com varíola dos macacos

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, cachorro foi contaminado por tutor que apresentou doença no início do mês

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
imagem de tubos de ensaio sinalizando resultado positivo para varíola dos macacos
1 de 1 imagem de tubos de ensaio sinalizando resultado positivo para varíola dos macacos - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais publicou comunicado oficial confirmando o primeiro caso de transmissão da varíola dos macacos de um ser humano para um animal no Brasil. O vírus foi detectado em um filhote de cachorro cujo tutor foi infectado com o vírus monkeypox no início de agosto.

O caso ocorreu em Juiz de Fora, município mineiro, e é o terceiro registro no mundo de transmissão humana para animal. As outras duas confirmações aconteceram na França e nos Estados Unidos.

De acordo com a secretaria de saúde, o cachorro começou a ter os sintomas no dia 13/8, 10 dias após o tutor perceber os primeiros sinais da doença. O animal apresentou prurido, que evoluiu em lesões em pápula, pústula e crostas localizadas no dorso e pescoço.

O veterinário responsável pelo atendimento registrou a suspeita na vigilância epidemológica e coletou amostras do animal para análises laboratoriais. O resultado detectável foi em exame de biologia molecular (qPCR)

O responsável pelo filhote foi orientado a manter o animal em isolamento e adotar medidas sanitárias para a alimentação do cão e limpeza do espaço de convivência. O cão e o tutor estão isolados e passam bem, conforme informação da regional de saúde. Outro humano que tem contato com o animal está assintomático e segue em monitoramento.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?