Mulher tem braços e pernas amputados após comer tilápia mal passada
Americana de 40 anos está em coma após comer peixe mal cozido e ter infecção bacteriana. Amputação foi feita para evitar avanço do patógeno

A americana Laura Barajas, de 40 anos, sofreu uma grave infecção após comer uma tilápia mal cozida em casa no início de agosto deste ano. O quadro causado pela bactéria Vibrio vulnificus foi tão grave que os médicos precisaram colocá-la em coma induzido – Laura precisou ter os quatro membros amputados de uma só vez na última quarta (13/9) para evitar o avanço da infecção.
A V. vulnificus é uma bactéria encontrada em espécies marinhas, mas pode infectar peixes de rio em casos raros. O patógeno normalmente é eliminado em qualquer processo de cozimento ou mesmo durante o congelamento, mas, quando é ingerido por humanos, pode levar a graves complicações.

Receba no seu email as notícias de Ciência&Saúde
Frequência de envio: Semanal
Ver todas“Ela pode causar febre, diarreia, cólicas abdominais, náuseas e vômitos. Em casos graves, pode levar à infecção generalizada e, em 60% dos casos, a lesões nas extremidades do corpo”, diz opor Alimentos, da Secretaria de Saúde de São Paulo. Manual das Doenças Transmitidas
Carregando PDF...
Como Laura teve os membros amputados?
No caso de Laura, a bactéria se instalou no organismo e não respondia ao tratamento padrão. “Os médicos a colocaram em coma induzido. Seus dedos estavam pretos, assim como os pés e o lábio inferior. Ela estava com sepse completa e seus rins estavam falhando”, descreveu Anna Messina, amiga da família, em entrevista ao site KRON.
A equipe médica decidiu que o melhor caminho para salvá-la era amputar os braços e as pernas para impedir que os tecidos mortos acumulados nessas regiões agravassem a infecção.
Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles Saúde e CiênciaO tratamento já consumiu todas as economias da família. De acordo com a campanha do GoFound Me, que tem buscado reunir dinheiro para ajudar a americana, Laura comprou o peixe contaminado em um mercado local em San Jose, na Califórnia.
Siga a editoria de Saúde do Metrópoles no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!









