Bebê nasce dentro de saco amniótico em São Paulo. Veja vídeo

Caso é raro e acontece em um a cada 80 mil nascimentos. Mãe tinha hipertensão gestacional e precisou passar por uma cesareana de emergência

Reprodução

atualizado 27/02/2020 15:13

A moradora de Praia Grande Janaína Fernandes Costa, 34, foi surpreendida durante o parto cesáreo do filho Lucas. Nascido no sábado de Carnaval (22/02/2020), o bebê veio ao mundo empelicado: a bolsa amniótica não rompeu durante o parto e ele nasceu dentro do saco cheio de líquido.

A empresária precisou passar pela cesárea de emergência, por ter sido diagnosticada com hipertensão gestacional. “Por se tratar de uma manobra de certa dificuldade técnica e que não traz nenhum risco ao bebê, eu e o médico residente do hospital optamos em tentar fazer a extração fetal sem romper as membranas amnióticas e conseguimos. O bebê nasceu empelicado”, explicou o obstetra Guilherme Pereira Martins, em entrevista ao G1.

Segundo ele, esse tipo de parto, onde o bebê nasce dentro do saco amniótico é raro e acontece em um a cada 80 mil nascimentos, dificilmente em partos normais. “Já vi em caso de prematuros extremos. Em uma gestação a termo, nunca vi”, conta.

Janaína percebeu que algo diferente estava acontecendo quando viu a movimentação e animação dos médicos e enfermeiros.

“Eu desconhecia essa possibilidade e fiquei impressionada quando pesquisei, ainda mais por saber a raridade. Depois que passou o efeito da anestesia, o obstetra me explicou tudo. Eu só vi que ele nasceu empelicado pelo vídeo. Achei a coisa mais linda e fiquei emocionada”, lembra a empresária.

Últimas notícias