Bactérias recém-descobertas são nomeadas em homenagem ao anime Pokemón

Micro-organismos são parasitas de amebas redondas, que lembram as pokébolas do anime e do jogo japonês, e foram chamados de Pokemonas

atualizado 03/05/2021 18:57

bactérias pokemonasMarcel Dominik Solbach/Divulgação

Cientistas da Universidade de Colônia, na Alemanha, descobriram dois gêneros inéditos de bactérias e decidiram nomear um deles de Pokemona, em homenagem ao anime e jogo japonês Pokémon, que completa 25 anos em 2021.

As Pokemonas fazem parte das bactérias da ordem Legionellales, que causam um tipo de pneumonia em animais e humanos. Especificamente, as novas bactérias parasitam amebas esféricas: no anime, são usadas pokébolas para capturar os Pokémons, o que foi lembrado pelos pesquisadores.

“Queríamos monitorar hospedeiros das Legionellales e escolher um grupo de amebas cuja relação com as bactérias não havia sido anteriormente estudada. A decisão foi pelas amebas Thecofilosea, frequentemente deixadas de lado pelos pesquisadores”, conta Marcel Dominik Solbach, um dos autores de estudo, em comunicado. A descoberta mostra ainda que mais tipos de amebas podem servir de hospedeiro para as bactérias.

O próximo passo da pesquisa será o sequenciamento genético das bactérias, para entender como infectam humanos, como se relacionam entre si e com os hospedeiros. O objetivo é prevenir futuros surtos da pneumonia causada pelas Pokemonas.

Últimas notícias