Avião com vacinas contra Covid-19 para o Brasil sai da Índia nesta quinta

Em nota, Ministério da Saúde confirmou que 2 milhões de doses da fórmula Oxford/AstraZeneca chegam ao Brasil nesta sexta-feira (22/1)

atualizado 21/01/2021 17:57

avião da emiratesGeorge Pachantouris/Getty

As doses da vacina de Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19 adquiridas pelo governo brasileiro devem sair da Índia ainda nesta quinta (21/1), segundo o Ministério da Saúde. Os imunizantes serão enviados em voo comercial da companhia Emirates, em direção a Dubai, onde fazem escala antes de seguir para Guarulhos, em São Paulo.

A previsão é que cheguem ao Brasil no fim da tarde desta sexta (22/1). Posteriormente, as doses devem ser encaminhadas para o Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro. A partir de então, ficam sob responsabilidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A vacina já tem autorização para uso emergencial expedida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). São 2 milhões de doses adquiridas do Instituto Serum, na Índia. Ainda não há informações sobre quantas doses serão destinadas para cada estado ou para quando está previsto o início da imunização com a vacina de Oxford.

A Fiocruz calcula que, ao receber as doses, será necessário pelo menos um dia para analisá-las e rotulá-las antes de entregar as vacinas ao Ministério da Saúde, que é o responsável pela distribuição para todas as unidades federativas.

No Brasil, a campanha de imunização começou no último domingo (17/1), com a Coronavac. No dia seguinte, as vacinas foram distribuídas aos estados brasileiros.

0

Últimas notícias