Aspecto de vidro no pulmão: entenda o que é a condição de Zé Neto

Mancha nos exames pode ser causada pela Covid-19 ou pelo uso de cigarro eletrônico, e é uma das mais comuns encontradas nos pulmões

atualizado 21/12/2021 18:57

Zé NEtoReprodução

Nesta terça-feira (21/12), a assessoria do cantor Zé Neto, da dupla com Cristiano, informou que o cantor passa por um tratamento nos pulmões por conta de uma mancha com aspecto de vidro que apareceu nos exames.

Zé Neto está com foco de vidro no pulmão, não é nada grave, mas causa um pouco de falta de ar para cantar. Este tipo de problema pode ser resquício do Covid e também é uma das consequências do consumo do Vape (cigarro eletrônico). Ele já está em tratamento”, escreve, em nota, o time de comunicação do artista.

A mancha indica uma lesão nos pulmões encontrada em alguns tipos de câncer, processos inflamatórios causados por vírus, fungos ou bactérias, e casos de fibrose pulmonar. Com a pandemia de coronavírus, também passou a ser relacionada ao diagnóstico de Covid-19.

De acordo com artigo publicado no Jornal Brasileiro de Pneumologia, o padrão de vidro fosco é “provavelmente um dos mais inespecíficos, podendo representar afecções agudas ou crônicas, alveolares ou intersticiais”. Segundo os pesquisadores da UFRJ e UFCSPA, do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, respectivamente, a distribuição e localidade das lesões costuma ajudar mais na hora de fazer um diagnóstico, que deve ser complementado por outros dados clínicos e laboratoriais.

Mais lidas
Últimas notícias